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quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Desafio aos Educadores


                                                       
Um famoso filósofo alemão do século passado, Frederico Nietzsche, tece uma crítica radical à civilização ocidental, dizendo que ela educa os homens para desenvolverem apenas o instinto da tartaruga. O que quer dizer com isso? A tartaruga é o animal que, diante do perigo, da surpresa, recolhe a cabeça para dentro de sua casca. Anula, assim, todos os seus sentidos e esconde, também na casca, os membros, tentando proteger-se contra o desconhecido. (...)
Formar boas tartarugas parece ter sido o objetivo dos processos educacionais e políticos de educação desenvolvidos no mundo ocidental nos últimos anos. Temos educado os homens para aprenderem a se defender contra todas as ameaças externas, sendo apenas reativos. (...)
Precisamos assumir o desafio de educar o homem para desenvolver o instinto da águia. A águia é o animal que voa acima das montanhas, que desenvolve seus sentidos e habilidades, que aguça ouvidos, olhos e competência para ultrapassar os perigos, alçando vôo acima deles. É capaz, também de afiar as suas garras para atacar o inimigo, no momento que julgar mais oportuno.
As nossas escolas têm procurado fazer com que nossas crianças se recolham para dentro de si e percam a agressividade- instinto próprio do homem corajoso, capaz de vencer o perigo que se lhe apresenta. (...)
Quando ensinaremos aos nossos alunos que eles não precisam se esconder diante das ameaças, porque todos nós temos capacidade de alçar vôo às alturas, ultrapassando as nuvens carregadas de tempestade e perigo? Temos ensinado às nossas crianças a se arrastar como tartarugas, e porque se arrastam como tartarugas, elas se tornam incapazes de reclamar se lhes pisam na cabeça.


 O que desejamos, afinal, desenvolver em nós mesmos e nos jovens? O instinto da tartaruga ou espírito das águias?
Neidson Rodrigues

                       Vamos refletir sobre isso!

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